terça-feira, 22 de março de 2011

I Econtro Cultural da Fronteira Brasil/Bolívia, dias 8 e 9 de abril, Guajará-Mirim (RO).



A Academia de Letras de Rondônia, ACLER, encerra nesta quinta-feira, 31, as inscrições para participação no I Encontro Cultural da Fronteira Brasil/Bolívia, a se realizar dias 8 e 9 de abril em Guajará-Mirim, promoção da ACLER conjuntamente com a Academia Guajaramirense de Letras, AGL, Da Sociedad de Escritores de Guayaramerin, SEG e participação da Academia Acreana de Letras, AAL. A inscrição é feita só através do e-mail aclerencontrodeescritores@gmail.com.

O Encontro terá palestras na tarde de sexta-feira, 8, e durante o dia 9, sábado, no campus da UNIR/Guajará-Mirim, mas a cerimônia de abertura acontecerá na noite de sexta, na sede do Clube Boinas Rajadas, com apresentações de grupos folclóricos e cantores da Bolívia e do Brasil.


Para realização do evento as entidades promotoras contam com o apoio do Governo do Estado de Rondônia, Fundação Universidade de Rondônia – UNIR, Prefeitura de Guajará-Mirim, Câmara Municipal de Guajará-Mirim e 6º Batalhão de Infantaria de Selva, além da participação da Academia Acreana de Letras, Sociedad de Escritores de Riberalta, SER, e Sociedad de Escritores de Bolívia, SEB.


O tema central do Encontro é “A Literatura, a História e a Cultura que nos unem”, assunto que será abordado pelo acadêmico Dante Ribeiro da Fonseca durante a abertura oficial do evento.


Na sexta-feira à tarde serão duas palestras: às 14 horas o escritor José Luiz Duran, da SEG, sobre o tema Cultura de los pueblos amazonicos da Bolívia; em seguida o palestrante será o escritor Matias Mendes, da ACLER, com o tema “A Fronteira e seus herois”. No sábado às 8 horas o expositor será o professor Alberto Ferrufino, da SEB, abordando “Cultura e Literatura de La Província Vaca Diez” e, encerrando a manhã, será a vez do historiador Carlos Alberto Alves de Souza, da Academia Acreana de Letras, sobre “Tradição e fontes orais na história e na literatura amazônica”. À tarde de sábado haverá apenas uma palestra, Hugo Leigue abordando “Amazonia Boliviana”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário